Craft (eando)

O luxo feito a mão

Eu sempre me pergunto porque um/a artesã/o não se valorizam e TAMBÉM NÃO SÃO VALORIZADOS?
Diversas vezes em sites de compras, vi produtos como os meus vendidos por menos da metade do preço. Fico sempre imaginando: essa pessoa está pagando para trabalhar? ou estou comprando a matéria-prima cara demais (e olha que 90% do que eu compro são em lojas da 25 de março)?
Para quem se profissionalizou, encontrar a mercadoria a venda com um preço tão baixo, pode não compensar as horas de estudo e dedicação e logo fica dificil pagar as contas como o valor do artesanato.
Eu sinceramente já pensei em largar o meu emprego atual e me especializar no artesanato, pesquisei muito, encontrei empreendedoras que vão muito bem, e outras que nem tanto. Sei que não existe fórmula do sucesso e que a evolução virá com tempo…

Mas o que define você?
É quem vende a preço de custo para não perder a cliente?
É quem cobra caro e não oferece a qualidade?
É quem acha que viu uma foto na internet e consegue fazer igual sem nunca ter pesquisado antes?

cabeçalho2
Agora vamos ao luxo… e quem sabe isso não inspire você a valorizar o seu trabalho e a aprimorar suas técnicas.

Em mais um belo dia de almoço no trabalho, passei (sim só passei, pq só de entrar você se sente muito pobre) pelo corredor do shopping JK Iguatemi em São Paulo. E uma imagem chamou muito, mas muito mesmo a minha atenção. Pela vitrine de uma loja era possível identificar um pequeno atelie, nas outras vezes que havia passado por lá, sempre pensei que era algo para “fazer média” que nunca alguém havia pisado naquele local para trabalhar de verdade. Eis que nesse dia eu vi uma mulher com um jaleco branco, trabalhando naquele atelier de vitrine.

(imagem gringa, fonte no rodapé)

SIM ela adiciona detalhes nas bolsas da marca Francesa GOYARD (cada bolsa custa a partir de R$1.600).
Essa marca é referência por produzir itens personalizados e exclusivos (“nada parecido com o trabalho de uma artesã, né?”)

Se o mercado de luxo já descobriu o poder de algo exclusivo feito a mão, porque você ainda cobra R$1,99 por uma princesa de feltro? Qualidade e excluvidade vem acompanhada com um preço.
O cliente merece o melhor de nós e nós merecemos ser reconhecidos por isso.

Fica a dica, quem sabe um dia nossa lojinha não atravesse gerações e vire artigo de luxo também!

You Might Also Like

Leave a Reply