Diário da Obra

Alvenaria Estrutural

Nossa que papo é esse? Foge totalmente ao que falo geralmente por aqui! Mas esse é o post que inaugura o meu DIÁRIO DE OBRA, será um desabafo sobre tudo o que vou passar durante a obra literalmente. E o meu primeiro item vem da Alvenaria Estrutural.

Meu apertamento foi construído dessa forma, quando comprei fui avisada, mas não sabia muito bem o que significava e o que isso poderia acarretar mais na frente!

Explicando melhor o que é:

A alvenaria estrutural é um sistema construtivo racionalizado, no qual os elementos que desempenham a função estrutural são de alvenaria, ou seja, os próprios blocos de concreto. No sistema convencional de construção, as paredes apenas fecham os vãos entre pilares e vigas, encarregados de receber o peso da obra.

Nada de vigas ou pilares! Além de economia, a construção também se enquadra em diversas normas!

Liber Village Campo Limpo

Imagem: Meu apertamento em Abril 2012

Fonte: Fórum da Construção

***

Ok, tudo lindo, maravilhoso e sustentável, mas minha experiência não tem sido muito das melhores… Pois agora que estou com as chaves na mãos pronta para furar todos os cantos, vem o manual e diz “aqui não pode”, “aqui não é recomendável” e “aqui nem sonhe com isso”.

Isso não é um voto contra a alvenaria estrutural e sim um desabafo de quem encontrou algumas coisas que não gostou, não sei se por limitação desse tipo de construção (nesse link discorda com isso), ou por um projeto inadequado da construtora (hipótese mais aceita por 10 entre 10 moradores).

Uma das coisas que me fez ficar muito triste hoje é não poder esconder os canos que vieram aparentes, justamente porque uma das paredes não pode ser furada de forma alguma, então aquele armário lindo que planejei, foi para o saco.

IMG_5167

Esse post pode ter ficado um pouco confuso, mas tem duas morais nessa história.

1- Alvenaria Estrutural é legal quando bem projetada.

2- Algumas construtoras não levam a sério o seu sonho! Cuidado!

You Might Also Like

Leave a Reply